Descrição
A Radiobaliza de localização de sinistros Accusat™ MT606G (EPIRB) foi projetada para ser usada quando a segurança da sua embarcação e da tripulação estiver em risco e não tiver outros meios de comunicação. A EPIRB pode salvar a sua vida e a de outras pessoas a bordo, conduzindo um resgate aéreo/marítimo até à sua localização precisa. No passado, buscas extensas e demoradas foram realizadas por embarcações desaparecidas, às vezes sem sucesso.
A EPIRB MT606G inclui transmissão de emergência por Sistema de Identificação Automática (AIS). Após a ativação, um sinal de emergência é transmitido para embarcações equipadas com AIS próximas. Uma embarcação próxima pode potencialmente prestar assistência mais rapidamente do que os meios tradicionais de busca e salvamento, resultando em melhores consequências para os sobreviventes.
A EPIRB MT606G é uma transmissora de rádio autónoma de 406 MHz que emite um sinal de emergência reconhecida internacionalmente numa frequência controlada pelo sistema de satélite Sarsat/Cospas. Cada EPIRB contém um código de identificação único que pode ser referente a um banco de dados de rádios de 406 MHz registrados, permitindo a identificação imediata do proprietário e da embarcação em caso de emergência. A EPIRB pode ser ativada manualmente pelo operador em situações de emergência e também possui modos de ativação automática quando imerso na água.
Como funcionam as AIS EPIRBs:
1. Um sinalizador de emergência é ativado.
2. O sinal de retorno de 121,5 MHz inicia a transmissão.
3. O sinal AIS inicia a transmissão para alertar embarcações próximas sobre uma emergência.
4. O sinal de satélite de 406 MHz, com o seu número de identificação único ou HEX ID, é transmitido e detectado pelo satélite mais próximo.
5. Um alerta é enviado ao Terminal de Utilizador Local (LUT) mais próximo.
6. O alerta é processado pelo Centro de Controle de Missão (MCC) mais próximo e encaminhado ao Centro de Coordenação de Resgate (RCC).
7. O RCC é notificado e começa a organizar a operação de busca e salvamento.
Os detalhes do registro são fornecidos ao RCC no país em que o sinalizador está ativo e registrado.
8. As autoridades de busca e salvamento iniciam as operações de busca o mais rápido possível.
Se o seu sinalizador estiver registrado na autoridade marítima local, a Busca e Salvamento ligará para os seus contatos de emergência imediatamente para obter informações sobre a sua localização.
É importante manter os seus dados de contato atualizados para que as operações de busca comecem o mais rápido possível.